Apresentação do Movimento

O Movimento Municípios pela Paz teve inicio em outubro de 2016, por iniciava do Conselho Português para a Paz e Cooperação e da Câmara Municipal do Seixal.

Imbuídos do espírito de fraternidade e responsabilidade social com as atuais e futuras gerações este movimento tem na sua génese o incentivo à Educação para a Paz, à Solidariedade entre os Povos e o fomento de uma Cultura de Paz Sustentável, dando prioridade à defesa dos Direitos Fundamentais, eliminando as desigualdades e todo o tipo de violências.

Vivemos num mundo onde proliferam guerras arrasadoras que vitimam milhares de civis homens, mulheres e crianças por todo o mundo. O ressurgimento de conflitos étnicos, as ingerências e os estados em colapso têm causado um caos infindável nas vidas de civis. Nas guerras de hoje, morrem muito mais civis que soldados, são plantadas as sementes de futuros conflitos, arruinadas economias, dilaceradas sociedades civis, crescem os movimentos de refugiados e as crianças carregam todas estas marcas.

Partimos da certeza de que a Paz não é um dado adquirido para nenhuma geração, pelo que as ações pela Paz constituem-se como garantes do desenvolvimento humano e das sociedades, devendo continuar a ser promovidas, envolvendo as comunidades municipais numa reflexão ampla, posicionando cada vez mais os Municípios como agentes de Paz, alinhados com o cumprimento dos Objetivos Globais, definidos pelas Nações Unidas para 2030 e que destacam também no Objetivo 16 a Paz e a Eficácia das Instituições.