Solidariedade com a Palestina - Serpa

De 25 de janeiro a 28 de fevereiro, a Biblioteca Municipal de Serpa desenvolveu a iniciativa “Solidariedade com a Palestina”, promovida pelo Município de Serpa em parceria com o Movimento pelos Direitos do Povo Palestino e pela Paz no Médio Oriente (MPPM) e o Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC). Durante mais de um mês, a sala a biblioteca transformou-se num espaço de debate, reflexão e criação artística, com o objetivo de sensibilizar para os direitos do povo palestiniano e para a importância da paz naquela região e em todo o mundo.
O programa incluiu a exposição “A Questão Palestina: o Essencial”, diversas sessões de viustas e debates dirigidas às escolas, nas quais participaram dez turmas do 3.º ciclo e do ensino secundário. Os alunos deixaram mensagens de reflexão sobre a exposição, que serão posteriormente enviadas, com o apoio do MPPM, à Embaixadora da Palestina em Portugal.
Houve ainda lugar para uma instalação mural dedicada à Palestina, da autoria de Xana Melão, a oficina artística “Mãos na Massa – Palestina”, conduzida por Andrew Smith, que resultou em trabalhos plásticos integrados na exposição.
No plano cultural, destacou-se o Cante pela Paz, com o grupo coral feminino “As Ceifeiras de Pias”, momento que incluiu o descerramento de uma Placa de Solidariedade com o Povo Palestino.
A 30 de maio, no âmbito da Festa do Livro de Serpa (FLiS 2025), teve lugar a apresentação do livro Poesia Palestina no séc. XX, pelo MPPM.