E as Pombas? O que têm a ver com os Cravos?
A história deste livro acontece num diálogo em palavras simples entre uma avó e a sua neta, assim como uma espécie de conto-conversa que viaja pelo passado e pelo presente das duas... Elas preparam, durante esse dia a celebração do feriado do 25 de Abril que a pequena Paloma passará com os avós.
Nesta conversa fala-se sobre as guerras, realidade que as duas gerações conhecem de formas bem diferentes, mas ao mesmo tempo com pontos em comum.
Para as duas, avó e neta, a guerra é distância e ausência e nenhuma deles esteve numa guerra “ ao vivo”. Portugal é, como dizem, um país onde se vive em Paz. Mas a memória da guerra passada ou a sombra dela num futuro próximo é presença real na conversa de Paloma e de toda a família.
O objetivo desta publicação é despertar nas crianças que a leiam a reflexão sobre as consequências das guerras. Neste momento, elas estão espalhadas em vários países do mundo, matando e destruindo a vida de todos. É tempo, por isso, de nos empenharmos na batalha pela Paz.
Discutir com os mais novos como o fazer, qual é o seu contributo presente e futuro, e como veem eles estas questões, é essencial para fazer viver os Valores de Abril, os da liberdade, da solidariedade entre povos e países e do amor pela Paz, contra a guerra e o militarismo.
O livro está disponível para os membros do Movimento Municípios pela Paz que o pretendam editar.
