Projeto Povos, Culturas e Pontes - Seixal

A Câmara Municipal do Seixal, através do Gabinete da Paz e Cooperação, desafiou as escolas secundárias do concelho a promoveram diversas atividades, denominadas “Artistas da Paz”, inseridas no Projeto Povos, Culturas e Pontes. Estas atividades visam, ainda, dar corpo aos objetivos traçados como membro do Movimento de Municípios pela Paz.
Assim, durante 5 dias, pudemos vivenciar o envolvimento das comunidades educativas de cada uma destas escolas, no sentido da promoção de uma cultura de Paz. Disso mesmo damos conta a seguir.
No dia 21/10/2024, na Escola Secundária Manuel Cargaleiro, na rádio escolar foi transmitido o slogan "deixem-nos em PAZ", gravado nas 23 línguas diferentes que compõem a diversidade linguística desta comunidade escolar. Simultaneamente, no pátio principal da escola, foi disponibilizado um espaço para, tendo como tema a Paz, os/as alunos/as pintarem, desenharem e escreverem.
No dia 22/10/2024, na Escola Secundária João de Barros, foram promovidas várias atividades alusivas à Paz, dentre as quais destacamos a instalação com pombas brancas com mensagens multilingues pela Paz, a construção de um tapete de flores pela Paz, o visionamento de vídeos breves com mensagens dos alunos pela Paz e um mural de mensagens da comunidade educativa. No período da tarde houve um momento musical e de poesia com os alunos que foi encerrado com o Hino à Alegria, de Beethoven, cantado por todos/as os/as presentes.
No dia 24/10/2024, na Escola Secundária Dr. José Afonso ocorreu a leitura de textos e poemas sobre a Paz. Estes textos resultaram de uma reflexão efetuada ao longo da semana sobre a temática da Paz e os direitos humanos. Os alunos de Teatro prepararam a leitura de poemas apelando à PAZ, que foram lidos nas turmas.
No dia 25/10/2024, na Escola Secundária Alfredo dos Reis Silveira, os/as alunos/as participaram numa atividade de sensibilização para a importância da Paz. A atividade foi realizada no campo relvado da escola, onde todos/as formaram o símbolo da paz e a palavra "Paz". Estes momentos foram registados através de imagens aéreas, capturadas por um drone operado pelo professor Pedro Coelho. A atividade foi uma oportunidade para os alunos refletirem sobre o conceito de paz e partilharem essa mensagem através de uma ação coletiva e simbólica.
No dia 30/10/2024, na Escola Secundária de Amora, foi promovido um espetáculo que incluiu diferentes manifestações culturais como dança, poesia, capoeira, intervenção teatral, música e leitura. Além do grupo de teatro e das duas bandas de música da ESA, estiveram envolvidos/as diretamente na construção das atividades um total de 32 alunos/as e 7 professores/as. Os espetáculos foram apresentados em duas sessões seguidas, no auditório da ESA, para que mais alunos/as e professores/as pudessem assistir.