Intervenção CPPC nos 76 anos de Hiroxima e Nagasáqui - Seixal

Intervenção do Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC) nos 76 anos dos bombardeamentos nucleares dos EUA contra Hiroxima e Nagasaki
6 de Agosto de 2021- Jardim da Paz - Seixal
Sr. Embaixador do Japão
Sr. Presidente da Câmara Municipal do Seixal
Sr. Presidente da Junta de Freguesia da Amora
Ativistas da Paz aqui presentes
O Conselho Português para a Paz e Cooperação recorda aqui, com esta ação simbólica, o horror nuclear perpetuado no dia 6 e 9 agosto de 1945 pelos EUA contra as cidades Japonesas de Hiroxima e Nagasaki que vitimou centenas de milhares de pessoas.
E, sabemos nós, quantas vidas perdidas e famílias desfeitas, quanto sofrimento e desespero que perduraram depois, ao longo de muitas décadas, em consequência dos efeitos e impactos dessa ação ignóbil e desumana.
Reafirmamos a nossa firme determinação, em conjugação com o Movimento dos Municípios pela Paz do nosso País e o movimento pela paz a nível mundial, de lutar pelo fim das armas nucleares e de todas as armas de destruição massiva e exigir a assinatura, ratificação e promoção por todos os governos do mundo, incluindo Portugal, do Tratado de Proibição de Armas Nucleares, tratado em vigor no âmbito da ONU.
Recordar as vítimas e as sequelas deste tenebroso crime é também um grito de alerta para as atuais e futuras gerações: bastaria a utilização de uma ínfima parte das armas nucleares atualmente existentes para que a vida na Terra ficasse seriamente ameaçada.
O chamado «Inverno Nuclear» reduziria drasticamente a duração dos períodos férteis de crescimento das plantas durante prolongados anos, podendo mesmo eliminá-los, levando a maior parte dos seres humanos e de outras espécies a sucumbir à fome
Os povos amantes da Paz não podem deixar que isto aconteça, por isso dizemos bem alto:
NÃO ÀS ARMAS NUCLEARES!
SIM À PAZ!